quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Fiquei emocionada cm a vitória do Obama, mas não tapada.

(http://ww1.rtp.pt/noticias/images/articles/349226/obama.jpg)

(http://www.theage.com.au/world/the-journey-begins-obama-claims-victory-20080604

-2lhx.html)

Claro q existe um enorme simbolismo no fato de um mestiço, negro, ou até, "marrom" (como ele se denominou na campanha) ter vencido as eleições de um dos maiores impérios da história da humanidade... Principalmente, qdo esse império tem um histórico de racismo como os Estados Unidos da América - do Norte (como o Lula, habilmente, gosta de falar).

Acontece q além de esperança, esse homem - que levou milhares de eleitores às urnas - fez cm q eles votassem não só pra ele, mas tbm para questões como aborto, casamento homossexual, drogas e outras coisas.

Aí, é q vc vê o qto a vitória é significativa.

No caso do casamento gay as propostas perderam, nas questões de aborto não foram aprovadas algumas limitações extras (aborto nos EUA é legal em alguns estados, na Califórnia, Colorado e Dakota do Sul as propostas eram para impor limitações). A maconha foi liberada em dois estados para fins medicinais (tá santa!!!! Tipo Hommer Simpson num dos melhores episódios da história dos Simpsons).

Pensa um pouco... Num país cm 50 estados vc tem 05 discutindo questões progressistas... Em outros estados falar disso é ser chamado por nomes impublicáveis aqui. Estados q votaram em Obama...

Às vezes a gente não consegue entender o fato de tanta euforia, além de uma verdadeira mistura de povos (ele é filho de queniano cm uma estadosunidense, q morava no Hawaí e passou parte da infância na Indonésia), na época do seu nascimento era proibido em diversos estados a união multi-etnico. (Sim, vc era preso, condenado e ia passar uma temporada na cadeia pq se casou cm alguém q o estado não admitia). Então, imagina como tá aquele vovozinho q qdo era jovem era da KKK e fazia churras de negro no tempo livre???

Agora, tudo isso ñ qr disser q ele é o Robin Hood do mundo e q vai melhorar a situação de todos como num passe de mágica vai assinar o Tratado de Quioto, acabar cm as guerras ou distribuir dinheiro ( q como se vê na crise dos EUA, é mais expeculatório, ou imaginário pra todo mundo entender, do q real).

E nem vem falar q McCain era melhor pro Brasil q falam eternamente essa lenga-lenga de q republicano é mais liberal q democrata em relação as questões econômicas internacionais, mas o q se viu nos últimos 16 anos foi bem ao contrário na prática. Bush prometeu um bocado e não fez nada, Clinton prometeu menos ainda.

Pq parece q brasileiro acredita em conversa de mau político até mesmo estrangeiro...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adivinhe onde está Weiny?